a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer. Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis.

a

Latest News

    No posts were found.

 

Sobre o Ashram

O Ashram Urbano é um centro de estudos que oferece formação e especialização em Yoga: formação em Hatha Yoga, especialização em yoga na gestação, meditação, práticas filosóficas da Índia Antiga, língua sânscrita e música indiana. Tudo com arte e política.

História do Ashram Urbano

arco-iris-ashramrural

A história do Ashram Urbano começa nas antigas escolas conhecidas Ânima Yoga (2014) e Instituto Paulista de Sânscrito (2013), da Professora Rosana Rosch e do Professor João Carlos B. Gonçalves, respectivamente. Em 2017, as duas se fundiram numa única instituição, dando origem ao Ashram Urbano.

A sociedade de Rosana e João uniu duas formações que se complementam harmoniosamente no trabalho do Ashram. Rosana tem formação na área da saúde, tendo trabalhado por longos anos como enfermeira de centros cirúrgicos. João tem formação na área de humanidades, tendo atuado como pesquisador nos temas relacionados à Índia antiga. Sendo assim, Rosana é coordenadora pedagógica das disciplinas relacionadas aos aspectos técnicos da prática de yoga, incluindo a especialização em yoga na gestação. João coordena as disciplinas relativas aos estudos filosofia na Índia e sua história, o que inclui o ensino de língua sânscrita.

Quando o Ashram Urbano foi fundado, ele se estabeleceu no bairro da Aclimação, na cidade de São Paulo e passou a receber alunos e alunos desta região para as práticas regulares de yoga, no dia a dia. Além disso, como o Ashram oferece formação completa em yoga, desde os aspectos técnicos das práticas corporais aos aspectos filosóficos das filosofias antigas, a escola tornou-se referência e seguiu recebendo pessoas de todo o país em seus cursos de formação e especialização, que acontecem nos finais de semana.

No ano de 2020, devido à pandemia de COVID-19, o Ashram interrompeu prontamente as aulas presenciais e pôs em prática um projeto que vinha sendo construído já há algum tempo: o EAD – Ensino à Distância. Durante esse período crítico e lamentável, o trabalho seguiu à distância e passou a atender uma comunidade geograficamente mais ampla, recebendo pessoas de diversas localidades do mundo em seus cursos.

Isso foi um caminho sem volta, uma vez que as turmas seguem tão diversificadas, que seria impossível retornar às aulas presenciais e limitar o acesso apenas para pessoas que possam deslocar-se para uma escola física.

Desde então temos aprimorado nossa relação com o EAD, reformulando a didática e fazendo uso de todos os recursos possíveis, mantendo uma relação saudável com o ensino do yoga, em todas as suas dimensões, com todas as pessoas que frequentam nossas atividades.

Para conhecer um pouco mais sobre Rosana, João e todas as pessoas que contribuem com seu trabalho para o Ashram Urbano, clique aqui.

Sobre a palavra Ashram

A palavra ashram deriva da palavra sânscrita āśrama e é empregada para nomear os locais onde formam-se comunidades de práticas e estudos tradicionais, que têm o objetivo de permitir que os seus membros alcancem o maior bem que as filosofias indianas ensinam: a autonomia da consciência.

Por este motivo, optamos pelo nome Ashram, porque oferecemos um ambiente estimulante cujo princípio é a liberdade de pensamento e o envolvimento sincero com estudos e práticas pessoais.

Ainda que existam ashrams de todos os tipos, em ambientes urbanos e rurais, é um senso comum acreditar que ashrams sejam necessariamente rurais. Por isso, quando nomeamos nossa escola, empregamos o adjetivo “urbano”, com o intuito de jogar com esse senso comum. No entanto, o Ashram Urbano é também rural e virtual. A fotografia do arco-íris no alto desta página foi tirada no Ashram Rural, que fica situado na Serra da Mantiqueira, Minas Gerais, onde acontecem nossos retiros e cursos intensivos.