Curso de Especialização em Práticas Meditativas
Início: 16 de abril de 2024
Terças-feiras, das 10:00 às 11:30 (Brasil),
das 14:00 às 15:30 (Portugal, horário de verão)
De 16 de abril a 27 de agosto de 2024.*
* Recesso em 16 e 23 de julho.
Aulas semanais de meditação guiada:
quintas-feiras, das 7:00 às 7:50 (Brasil),
das 11:00 às 11:50, (Portugal, horário de verão).
Objetivo
O objetivo do Curso é construir um conhecimento sólido que permita a correta contextualização da meditação e seu ensino nas aulas de yoga. A palavra meditação, em língua portuguesa, é um termo geral que pode ser empregado a uma variedade incontável de técnicas, visões filosóficas, místicas e religiosas.
Nosso intuito aqui é trazer com profundidade e embasamento literário a meditação relacionada aos seguintes universos:
– Yoga (-darśana), muito popularizado em razão de as formações em yoga apresentarem seu livro fundador, o Yoga Sūtra de Patañjali, como uma fonte de instrução para professores e professoras formandos/as.
– Sāṁkhya-darśana, escola filosófica indiana antiga que existe viva na estrutura do hinduísmo, do āyurveda (medicina tradicional indiana), tantra, entre outros.
– Spanda e Pratyabhijñā, nomes dados a duas das várias correntes que compõem o cenário plural do Śivaísmo da Caxemira, que se relacionam às noções de “consciência enquanto vibração” e “reconhecimento de si como consciência universal (īśvara)”, respectivamente.
Público
Meditantes, professores/as de yoga, professores de meditação e interessados/as em filosofias indianas ou, de um modo geral, filosofias de matriz não europeia.
Pré-requisito
Não há, desde que haja afinidade com a proposta do curso, que é apresentar meditação com foco no que se convencionou chamar de “prática”. Não é um curso doutrinário, isto é, não apresenta uma doutrina com objetivos de conversão, mas várias visões que coincidem no cenário vasto e multifacetado do pensamento indiano antigo.
Currículo
O curso é dividido em 3 tópicos fundamentais 1) a Filosofia da Meditação, que engloba seus pressupostos e seus propósitos, sua pertinência ética e suas relações com a estética; 2) a Literatura Antiga, inesgotável quantitativamente, que será apresentada em alguns de seus elementos conceituais fundamentais; e 3) a Pedagogia da Meditação, na qual trataremos da forma como é enunciada enquanto técnica, extraindo daí percursos interiores pertinentes a nossa experiência e intenção pessoal.
1. Filosofia da Meditação
1.1. Seu propósito nos textos antigos
1.2. Várias doutrinas, várias práticas
1.3. Definições antigas de meditação
1.4. Teorias da mente e da consciência
1.5. Meditação e sociedade
1.6. Meditação e estética
2. Literatura Antiga
2.1. Meditação nas Upaniṣads
2.2. Meditação nos Yoga Sūtra
2.3. Meditação nos textos de Haṭha Yoga
2.4. Meditação nos tantras, śivaísmo e śāktismo
2.5. Teorias da Linguagem e do Mantra
2.6. Meditação nas narrativas míticas
3. Pedagogia da Meditação
3.1. Percursos do YogaSūtra de Patañjali
3.2. Percursos do Sāṁkhya
3.3. Percursos do Vijñāna Bhairava Tantra
3.4. Didática dos cakras
3.5. Contemplação nos āsanas do HaṭhaYoga
3.6. Pratyabhijñā: reconhecimento de Si
Metodologia
Aulas expositivas, com apresentação de conceitos e técnicas a partir de obras antigas compostas originalmente em sânscrito.
Aulas práticas, com meditação guiada conduzida pelo professor e sugestões didáticas para quem deseja orientar práticas meditativas.
Mídia
À distância, ao vivo, com gravação das aulas, objetivando atender participantes que não tenham disponibilidade para estarem presentes no horário regular. Poderemos agendar horários especiais de plantão para interagirmos com participantes que assistirão o curso por meio das gravações. As gravações ficam disponíveis para acesso por 3 meses após o término do curso.
Carga Horária
30 horas corridas de curso.
30 aulas práticas de meditação guiada.
Valores
6 parcelas de R$ 324,00 (transferência/PIX).
6 parcelas 68 Euros (PayPal).
5% de desconto para pagamento à vista (R$ 1846,00 ou 387 Euros).
a primeira parcela deve ser paga no ato da inscrição, para garantia de vaga, e as restantes, mês a mês.
após a confirmação do pagamento da primeira parcela, o(a) aluno(a) passa a ter acesso às práticas semanais de meditação guiada.
Vagas limitadas. A confirmação da inscrição está sujeita ao número de vagas.
Prof. Dr. João Carlos Barbosa Gonçalves
João Carlos Barboa Gonçalves é doutor em linguística (FFLCH- Universidade de São Paulo), membro colaborador do Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra, tradutor, professor de língua sânscrita e literatura filosófica da Índia Antiga. É membro colaborador do Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde atualmente ministra curso de língua sânscrita.
Tem longa experiência no ensino de Língua Sânscrita, tendo atuado como docente no IEL (Instituto de Estudos Linguísticos da UNICAMP), entre 2003 e 2005, e na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), em 2014 e 2015.
Concluiu seu doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo em 2009. Sua tese tem como tema os Purāṇas e trata da formação dessas escrituras sagradas do hinduísmo. Em seu mestrado (2004), fez uma tradução poética do Gītagovinda, de Jayadeva, XII d.C., e tratou de seus conteúdos mitológico, erótico e estético (a tradução foi publicada como “Canto para Govinda”, Penguin-Companhia, 2023).
Foi aluno do saudoso professor Mário Ferreira, por quem foi orientado ao longo de seu mestrado e doutorado. Participou de retiros-seminários com a Profª Bettina Bäumer, com quem estudou as obras Parātrīśikāvivaraṇa, Netratantra e Vātūlanāthasūtra, na cidade de Varanasi. Nessa mesma cidade, participou de aulas com o Prof. Mark Dyczkowski, de quem traduziu o livro A Doutrina da Vibração para a língua portuguesa (edição independente do autor, 2023). Participou do célebre curso de sânscrito falado com o Prof. Sadananda Das, em Heidelberg (2014).
Introduziu o curso pioneiro de “Filosofia do Yoga” no Brasil em 2014, pelo qual já passaram centenas de alunos/as. Como pesquisador, especializou-se no Śivaísmo da Caxemira, termo plural que engloba algumas correntes do pensamento indiano antigo que vive nos dias de hoje como prática pessoal de adeptos na Índia e mundo afora. Neste campo, ensina as obras Śiva Sūtra, Spanda Kārikā, Pratyabhijnāhṛdaya, entre outras, em traduções próprias para a língua portuguesa, a serem publicadas em breve. No contexto do yoga, ensina o Yoga Sūtra de Patañjali, sob o comentário de Vyāsa, a partir de tradução própria.
Em 2013, fundou o Instituto Paulista de Sânscrito (IPS) juntamente com o Prof. Adriano Aprigliano, docente da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, com quem o geriu até o ano de 2015. Em 2017, fundiu o IPS com o Ânima Yoga, da Profª. Rosana Rosch, dando origem ao Ashram Urbano, onde coordena os cursos de literatura filosófica da Índia Antiga, os cursos extensivos de língua sânscrita e as atividades regulares de meditação.
Ao lado da Profª. Rosana Rosch, gere o Ashram Urbano, como uma escola que se tornou referência no Brasil, para o ensino de yoga, em seus aspectos técnicos e conceituais, devido à abordagem pedagógica plural e democrática, com estímulo ao pensamento crítico e respeito à natureza dialógica da produção do conhecimento.