a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer. Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis.

a

Latest News

    No posts were found.

cartazes-plataforma-Formacao-em-yoga

Formação em Yoga do Ashram Urbano - Práticas não dualistas de promoção da saúde

a

Início: 12 de abril de 2025

com Rosana Rosch e João C B Gonçalves

✔️ online ✔️ ao vivo ✔️ com gravação 

 

Duração: 1 ano letivo

 

Carga Horária
Aulas teóricas: 60 horas.
Aulas Práticas: 192 horas.
Monitoria: 80 horas.
Aulas práticas gravadas: 80 horas
Total: 412 horas

 

Horários das Aulas
Aulas teóricas: 1 sábado por mês das 8:00 às 15:00 (c/ 1 hora de almoço).
Aulas práticas: Segundas, às 07:30. Quartas, às 19:30. Sextas, às 08:00.
Monitoria: Terças, das 10:00 às 12:00.
Aulas de meditação: quintas-feira, das 7:00 às 7:50.
* horário de Brasília.

 

Calendário
Aulas teóricas: 12 de Abril, 17 de Maio, 28 de Junho, 9 de Agosto,
13 de Setembro, 18 de Outubro e 22 de Novembro de 2025. 17 de Janeiro, 7 de Fevereiro e 7 de Março de 2026.

Aulas práticas de Hatha Yoga e Meditação: comece a praticar ao inscrever-se no curso de Formação.
Monitoria: início após a primeira aula teórica.

O que significa “Práticas Não-Dualistas de Promoção da Saúde”?

A palavra “Práticas” tem o sentido de atos que realizam e confirmam uma teoria.

Não-Dualista” tem como premissa a unidade das coisas. A realidade é uma só e sua compreensão de forma dividida é construção doindivíduo. Por isso, a superação do conceito de individualidade e a percepção da universalidade são metas da filosofia não-dualista. Corpo e mente, ser humano e outras espécies, civilização e natureza, etc., estão entre as dicotomias que ganham nova luz sob a perspectiva não dualista.

“Promoção da saúde” no sentido de despertar autonomia nos indivíduos para que obtenham o conhecimento necessário para proporcionarem condições que lhes permitam ter saúde. Isto reflete-se nas escolhas possíveis dentro da materialidade de cada pessoa no que diz respeito ao lazer, descanso, alimentação, afeto, cuidados pessoais e cuidado com o outro, sexualidade, autoconhecimento, etc.

O Yoga como “prática não-dualista de promoção da saúde” é, portanto, um conjunto de ações que o indivíduo realiza de forma consciente e deliberada para proporcionar para si e seu entorno condições de preservar sua saúde nos campos interpessoal e pessoal, que inclui as suas dimensões física, mental e emocional. O Yoga enquanto prática de autoconhecimento permite reconhecer os limites pessoais, as necessidades pessoais, as atitudes prejudiciais ou benéficas à sua saúde, etc, para a sua própria existência material, energética e espiritual, sem segmentar estas 3 realidades. E também com a consciência plena de seu pertencimento a uma unidade mais ampla que o seu próprio corpo, isto é, sua unidade indissolúvel com a sociedade, a natureza e o cosmo. Trata-se de uma prática não centrada no indivíduo mas nas redes de relações que o constituem, que nele habitam e em que ele habita.

 

Com Certificado emitido pelo Ashram Urbano
(clique aqui para informações sobre certificados e yoga)

OBJETIVO 

Aqui vamos apresentar de forma simples e objetiva os principais elementos técnicos que constituem uma aula de Haṭha Yoga, a fim de possibilitar que os participantes orientem, com responsabilidade e embasamento, outros alunos. Conjuntamente, apresentaremos aspectos históricos, filosóficos, literários e linguísticos das escolas de pensamentos da Índia Antiga com relevância para a prática pessoal e o ensino de yoga.

“ENSINAR A ENSINAR” 100% PRÁTICO 

Para as pessoas que pretendem dar aulas de yoga, a proposta de “ensinar a ensinar” é totalmente prática. Nos encontros, os participantes são motivados a colocar em prática os conhecimentos técnicos. Isto é, o grupo realiza exercícios didáticos, em que uma pessoa conduz outra, com supervisão direta da professora ministrante. Ao fim do curso, todos saem, de fato, com a experiência de conduzir práticas de yoga.

Mídia

À distância e ao vivo. As aulas acontecem à distância, por meio do aplicativo Zoom, com interação em tempo real, a qual é fundamental para o bom desenvolvimento do método didático deste curso. Os encontros são gravados, permitindo que os participantes assistam novamente, caso assim desejem, e também com a intenção de atender as pessoas que eventualmente precisem faltar no horário regular.

GRAVAÇÃO DAS AULAS

As aulas mensais são gravadas para participantes que não podem estar presentes ao vivo.  As gravações ficam disponíveis na plataforma EAD por 3 meses após o término do curso.

PÚBLICO 

Quem deseja aprofundar-­se nos conceitos e técnicas do Haṭha Yoga e de Meditação e também para quem pretende ministrar aulas práticas de yoga.

Valor
12 parcelas de R$ 452,00.

Pagamentos no Brasil: PIX ou transferência bancária.
Pagamentos Internacionais: PayPal (acréscimo de 7%) e Wise.

O QUE APRENDEMOS PARA DAR AULA DE YOGA?

ĀSANAS

Balanceamento dos āsanas: retroflexão; lateroflexão; tração; torção; antiflexão; invertida.

MUDRĀS

Gestos reflexológicos.

KRIYĀS

Técnicas de purificação (trāṭaka, kapālabhāti, jalaneti, nauli, etc.).

BANDHAS

Travas, selos (mūlabandha, uḍḍiyāna bandha, jālāndhāra bandha, jīhva bandha, etc.).

YOGANIDRĀ

Relaxamento e assimilação.

PRĀṆĀYĀMAS

Técnicas de respiração, sincronia com o ritmo dos movimentos.

ANATOMIA SUTIL

prāṇa, nāḍīs, cakras… Mentalização Criativa.

O que aprendemos neste curso a partir da literatura da Índia Antiga?

FILOSOFIAS DA ÍNDIA

O estudo de filosofias indianas, a partir de textos compostos originalmente em língua sânscrita, oferecem conteúdos relevantes para o ensino de yoga. Podemos verificar e aprender com eles reflexões antigas a respeito do ser humano e sua relação com o cosmo. Nesse sentido, o curso constrói junto aos(às) participantes conhecimentos sobre cosmologias antigas, natureza da consciência, concepção de realidade e irrealidade, teorias do conhecimento, anatomia da cognição, bem como contéudos ligados às doutrinas politeístas do hinduísmo, as quais fundamentaram parte significativa dos pressupostos das filosofias relacionadas ao yoga que praticamos e ensinamos na atualidade.

MEDITAÇÃO

Meditação no Tantra e no Haṭha Yoga. Filosofia e práticas meditativas. Os estados meditativos no não dualismo.
Contemplar a consciência como princípio universal é o ensinamento fundamental da meditação ensinada neste curso, no qual teremos a oportunidade de vivenciar esse princípio de forma conceitual e de forma não conceitual por meio de diversas abordagens estabelecidas no contexto do não dualismo tântrico. As aulas teóricas têm como objetivo a construção de uma prática pessoal de meditação e também o aprendizado de percursos meditativos que podem ser ensinados em aulas de yoga.

MANTRAS

O que são mantras no ritual, na devoção e na mística. A relação reflexiva entre os mantras e a consciência. Mantras e cakras. Mantras e respiração. Mantrayoga, ao lado de Haṭhayoga, Layayoga e Rājayoga. Repertorio de Mantras com tradução e exercícios de pronúncia da língua sânscrita.
O estudo do mantra, enquanto prática de yoga, leva-nos ao rico cenário da filosofia da linguagem na Índia Antiga, a qual estabelece uma compreensão única da relação entre mantra, mente e consciência.

– Profª. Rosana Rosch –

Rosana reúne duas formações distintas que se complementam harmoniosamente: a Enfermagem e o Yoga. É Enfermeira desde 1997 e professora de yoga desde 2006. Trabalha com terapias integrativas e complementares há 24 anos, mestranda em Educação para a Saúde na Escola Superior de Educação de Coimbra.

Graduou-­se em enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Wenceslau Brás (Itajubá – MG) e cursou pós­-graduação em Obstetrícia na UNASP, ocasião em que teve a oportunidade de tornar-se consultora de amamentação.

Como enfermeira, trabalhou em centros cirúrgicos de hospitais renomados, acumulando extensa experiência em saúde. Buscou também o conhecimento holístico e humanizado, com a formação em Naturopatia pela Humaniversidade (2001) e em massagem abhyanga (medicina tradicional indiana, ayurveda), pelo Senac (2014).

Em 2015 concluiu o Curso de Filosofia do Yoga, pelo IPS (Instituto Paulista de Sânscrito) sob coordenação do Professor João Carlos Barbosa Gonçalves.

A trajetória de Rosana no Yoga inicia­-se com o Swásthya Yoga, vertente na qual obteve sua primeira formação como professora (2006) e, num segundo momento, cursou a formação em Haṭha Yoga, com o Prof. Gerson d’Addio (2011), com quem teve a oportunidade de participar de uma viagem transformadora pela Índia, participando de aulas e cursos no centro Kaivalyadhama e também da conferência de Yoga no Lonavla Yoga Institute.

Suas aulas sintetizam o conhecimento adquirido nas duas formações principais, indo do visível ao invisível por meio da compreensão de que o corpo deve sempre ser levado em consideração no processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Na conciliação entre Obstetrícia e Yoga, construiu um repertório bem fundamentado de práticas destinadas às gestantes. Nesta via, vem organizando um conjunto de orientações a serem ensinadas aos professores de yoga que desejam especializar­-se em aulas para gestantes.

Em 2014, fundou o Ânima Yoga, quando se desligou do trabalho nos hospitais e passou a dedicar-­se exclusivamente às aulas de yoga e formação de novos instrutores. Promove, desde então, retiros, cursos com foco em técnicas específicas do hatha­yoga e atividades afins.

Em 2017 fundiu o Ânima Yoga com o Instituto Paulista de Sânscrito, dando origem ao Ashram Urbano, onde ministra aulas regulares de yoga e coordena a formação de professores.

– Prof. João Carlos Barbosa Gonçalves –

João é doutor em linguística (FFLCH- Universidade de São Paulo), membro colaborador do Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra, tradutor, professor de língua sânscrita e literatura filosófica da Índia Antiga.

Tem longa experiência no ensino de Língua Sânscrita, tendo atuado como docente no IEL (Instituto de Estudos Linguísticos da UNICAMP), entre 2003 e 2005, na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), em 2014 e 2015 e na FLUC (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) no ano letivo de 2023/2024.

Concluiu seu doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo em 2009. Sua tese tem como tema os Purāṇas e trata da formação dessas escrituras sagradas do hinduísmo. Em seu mestrado (2004), fez uma tradução poética do Gītagovinda, de Jayadeva, XII d.C., e tratou de seus conteúdos mitológico, erótico e estético (publicada como “Canto para Govinda”, Penguin-Companhia, 2023, vencedora da categoria tradução do Prêmio Jabuti de 2024).

Foi aluno do saudoso professor Mário Ferreira, por quem foi orientado ao longo de seu mestrado e doutorado. Participou de retiros-seminários com a Profª Bettina Bäumer, com quem estudou as obras Parātrīśikāvivaraṇa, Netratantra e Vātūlanāthasūtra, na cidade de Varanasi. Nessa mesma cidade, participou de aulas com o Prof. Mark Dyczkowski, de quem traduziu o livro A Doutrina da Vibração para a língua portuguesa (edição independente do autor, 2023). Participou do célebre curso de sânscrito falado com o Prof. Sadananda Das, em Heidelberg (2014).

Introduziu o curso pioneiro de “Filosofia do Yoga” no Brasil em 2014, pelo qual já passaram centenas de alunos/as. Como pesquisador, especializou-se no Śivaísmo da Caxemira, termo plural que engloba algumas correntes do pensamento indiano antigo que vive nos dias de hoje como prática pessoal de adeptos na Índia e mundo afora. Neste campo, ensina as obras Śiva Sūtra, Spanda Kārikā, Pratyabhijnāhṛdaya,  entre outras, em traduções próprias para a língua portuguesa, a serem publicadas em breve. No contexto do yoga, ensina o Yoga Sūtra de Patañjali, sob o comentário de Vyāsa, a partir de tradução própria.

Em 2013, fundou o Instituto Paulista de Sânscrito (IPS) juntamente com o Prof. Adriano Aprigliano, docente da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, com quem o geriu até o ano de 2015. Em 2017, fundiu o IPS com o Ânima Yoga, da Profª. Rosana Rosch, dando origem ao Ashram Urbano, onde coordena os cursos de literatura filosófica da Índia Antiga, os cursos extensivos de língua sânscrita e as atividades regulares de meditação.

Ao lado da Profª. Rosana Rosch, gere o Ashram Urbano, como uma escola que se tornou referência no Brasil, para o ensino de yoga, em seus aspectos técnicos e conceituais, devido à abordagem pedagógica plural e democrática, com estímulo ao pensamento crítico e respeito à natureza dialógica da produção do conhecimento.

a

PARA INSCREVER-SE, BASTA PREENCHER O FORMULÁRIO A SEGUIR

    Nome e Sobrenome

    E-mail

    Contato, WhatsApp, Telegram

    Cidade onde reside

    Como ficou sabendo deste curso

    Forma de Pagamento

    À vistaParcelado

    Mensagem