Grupo de Estudos - A Doutrina da Vibração
Início em fevereiro de 2025
Objetivo
O objetivo dos encontros é comentar, explicar e trazer referências para a leitura acompanhada do livro.
SOBRE A DOUTRINA DA VIBRAÇÃO
Desde sua publicação, “A Doutrina da Vibração” está situada entre as referências fundamentais para os estudos de Śivaísmo da Caxemira, termo plural que engloba um conjunto de doutrinas não-dualistas, de história milenar. Os sistemas de pensamento que historicamente receberam o adjetivo “tântrico(a)” (sânscrito, tāntrika) seguem vivos a embasar práticas rituais, reflexões filosóficas, experiências estéticas, vivências religiosas e também místicas. Esta obra nos ajuda compreender seus conceitos e a desfrutar de seus propósitos a partir do princípio conhecido como “spanda”, ou vibração.
Entre as inúmeras contribuições do Śivaísmo da Caxemira, está a compreensão ética da universalidade do ser humano, que é visto como a consciência universal manifesta sob forma individual. Sendo consciência, nós podemos conceber nossa invidualidade como o poder da vibração universal de se manifestar sob múltiplas formas, na pluralidade das infinitas vibrações particulares que dela emanam, sem nunca dela se separarem. A compreensão da universalidade da consciência permite ver o ser humano como uma existência contínua sem rupturas com o cosmo, ou com a natureza, em todas as suas possibilidades de existência. Nossos atos cognitivos materializam a cada instante o poder da consciência universal de experimentar-se a si mesma.
SOBRE O AUTOR
Mark Dyczkowski nasceu em Londres em 1951. Depois de completar sua formação escolar, em 1969, viajou para a Índia, para seu desenvolvimento espiritual e para estudar língua sânscrita, filosofia indiana e música. Depois de graduar-se na BHU (Banaras Hindu University) em 1975, retorna para a Inglaterra para realizar seu doutorado na Universidade de Oxford, sobre Śivaísmo da Caxemira. Em 1979 retornou à India e lá seguiu trabalhando e morando. Discípulo de Swami Lakshman Joo, em sua rotina como professor, recebe estudantes em sua casa na cidade de Varanasi para a tradicional prática de leitura comentada das obras antigas. Como músico, mantém uma rotina de recitais, em que apresenta, nos moldes da música clássica indiana, performances de rāgas, com a maestria dos adeptos tântricos que souberam muito bem encontrar a conjunção entre a experiência estética e a experiência mística.
Temas Estudados
Seguiremos a leitura do livro sequencialmente e percorreremos os seus temas de acordo com a organização original do livro.
SUMÁRIO DA OBRA
Introdução
A região da Caxemira
O śivaísmo na Caxemira e o Śivaísmo da Caxemira
Abhinavagupta e o florescimento do Śivaísmo Trika
Tantra, Śivaísmo da Caxemira e sociedade caxemire no século XI
A Filosofia do Reconhecimento e a Doutrina da Vibração
A Doutrina da Vibração
Notas sobre metodologia e sinopse dos conteúdos
Capítulo I
O Monismo Integral do Śivaísmo da Caxemira
O idealismo śivaíta
O realismo śivaíta caxemire
Capítulo II
Luz e Cognição reflexiva: os dois aspectos da consciência
Prakāśa: A luz da consciência
A cognição reflexiva e a consciência
A cognição reflexiva e a natureza integral do absoluto
Capítulo III
Spanda: a atividade universal da consciência absoluta
Três momentos na vibração da consciência
O poder conativo da consciência
O poder cognitivo da consciência
O poder de ação
Capítulo IV
Śiva e Śakti
Śaṅkara
A natureza da Śakti
Capítulo V
Śakti cakra: a Roda das Energias
A Roda de Vāmeśvarī
A roda dos sentidos
Capítulo VI
O Corpo Divino e o Círculo Sagrado dos Sentidos
Capítulo VII
O Caminho para a Libertação
Os métodos de realização
O Não-método (Anupāya)
O Método Divino (Śāmbhavopāya)
O Método da Potência (Śaktopāya)
O Método do Indivíduo (Āṇavopāya)
Pré-requisito
Não há pré-requisito.
Público
Quem deseja manter contato constante com os princípios antigos que sustentam o Śivaísmo da Caxemira; interessados(as) em Tantra; meditantes e interessados em meditação; interessados em filosofias de matriz não-europeia; e estudantes de sânscrito.
Tradução Utilizada
Utilizaremos tradução feita para a língua portuguesa pelo Prof. João Carlos B. Gonçalves. Disponível para venda em:
amazon.com*
* por tratar-se de uma publicação independente do autor, Mark Dyczkowski, em edição internacional, o livro está disponível somente na Amazon internacional.
Para saber mais sobre a tradução para a língua portuguesa:
academia.edu
Spanda Kārikā
A Doutrina da Vibração, devido à sua amplitude e profundidade, é um livro que pode ser considerado como uma exposição sistemática dos princípios fundamentais do Śivaísmo não-dualista da Caxemira. Seu núcleo de referência fundamental é o conceito de “spanda”, ou vibração, cuja obra central é a Spanda Kārikā, com alguns de seus comentários antigos. A partir desse conceito, o autor, Mark Dyczkowski, apresenta o Śivaísmo da Caxemira sob outras fontes sânscritas e demais estudos.
Para o bom acompanhamento dos encontros e da leitura da obra, será oferecida uma tradução para a língua portuguesa da Spanda Kārikā, ou Estrofes da Vibração, em formato PDF, feita pelo professor João Carlos B. Gonçalves.
Temas passados
O Curso Regular de Yoga existe desde 2019, e tem abordado diversos temas de interesse da comunidade de praticantes e de profissionais de Yoga. Desde então tratamos de temas como: vibração (spanda) e respiração; consciência; Śiva; categorias da realidade (tattva); os método no Yogasūtra de Patñjali; abordagem tântrica do Yoga de Patañjali; Yoga Nidrā; o Si (ātman); dimensões místicas e estéticas da língua sânscrita; meditação filosófica; o corpo além da anatomia; leitura completa da Spanda Kārikā; Continuidades e Rupturas na História do Pensamento Indiano.
Os temas são tratados a partir de obras sânscritas antigas, com tradução para a língua portuguesa, feita pelo professor ministrante. As aulas trazem os elementos teóricos e práticos de acordo com o modelo indiano de pensamento, onde não há um sem o outro, a ponto de não haver sentido em separar teoria de prática, como o senso comum constantemente faz em relação a yoga.
Proposta do Curso Regular
Conteúdo original
Apresentação estruturada e embasada de um tema relacionado ao Yoga, com visão histórica e abordagem crítica. Estudo das obras antigas com propósito de nutrir a prática de yoga, nos campos público e privado, sempre com referências às suas dimensões históricas e sociais.
Yoga antigo, em língua sânscrita
Cada encontro tem 1 horas de duração, em que temos a oportunidade de entrar em contato com o Yoga por meio da leitura e do estudo de obras compostas originalmente em sânscrito.
Calendário
Datas e Horário:
… em breve
Valor
6 x R$ 160,00. Ou R$ 900,00 à vista.
(por transferência bancária ou PIX)
6 x 35 Euros. Ou 200 Euros à vista.
(PayPal).
À Distância e ao vivo
O curso é ministrado à distância e ao vivo. As aulas são gravadas e ficam disponíveis na plataforma do Ashram Urbano até 1º de outubro de 2024.
É possível participar do curso mesmo se não acompanhar ao vivo. As dúvidas podem ser encaminhadas diretamente ao professor e são respondidas nas aulas ou em particular, a depender de sua natureza.
João Carlos Barboa Gonçalves é linguista (FFLCH-USP), tradutor, professor de língua sânscrita e literatura filosófica da Índia Antiga. É membro colaborador do Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde atualmente ministra curso de língua sânscrita.
Tem longa experiência no ensino de Língua Sânscrita, tendo atuado como docente no IEL (Instituto de Estudos Linguísticos da UNICAMP), entre 2003 e 2005, e na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), em 2014 e 2015.
Concluiu seu doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo em 2009. Sua tese tem como tema os Purāṇas e trata da formação dessas escrituras sagradas do hinduísmo. Em seu mestrado (2004), fez uma tradução poética do Gītagovinda, de Jayadeva, XII d.C., e tratou de seus conteúdos mitológico, erótico e estético (a tradução foi publicada como “Canto para Govinda”, Penguin-Companhia, 2023).
Foi aluno do saudoso professor Mário Ferreira, por quem foi orientado ao longo de seu mestrado e doutorado. Participou de retiros-seminários com a Profª Bettina Bäumer, com quem estudou as obras Parātrīśikāvivaraṇa, Netratantra e Vātūlanāthasūtra, na cidade de Varanasi. Nessa mesma cidade, participou de aulas com o Prof. Mark Dyczkowski, de quem traduziu o livro A Doutrina da Vibração para a língua portuguesa (edição independente do autor, 2023). Participou do célebre curso de sânscrito falado com o Prof. Sadananda Das, em Heidelberg (2014).
Introduziu o curso pioneiro de “Filosofia do Yoga” no Brasil em 2014, pelo qual já passaram centenas de alunos/as. Como pesquisador, especializou-se no Śivaísmo da Caxemira, termo plural que engloba algumas correntes do pensamento indiano antigo que vive nos dias de hoje como prática pessoal de adeptos na Índia e mundo afora. Neste campo, ensina as obras Śiva Sūtra, Spanda Kārikā, Pratyabhijnāhṛdaya, entre outras, em traduções próprias para a língua portuguesa, a serem publicadas em breve. No contexto do yoga, ensina o Yoga Sūtra de Patañjali, sob o comentário de Vyāsa, a partir de tradução própria.
Em 2013, fundou o Instituto Paulista de Sânscrito (IPS) juntamente com o Prof. Adriano Aprigliano, docente da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, com quem o geriu até o ano de 2015. Em 2017, fundiu o IPS com o Ânima Yoga, da Profª. Rosana Rosch, dando origem ao Ashram Urbano, onde coordena os cursos de literatura filosófica da Índia Antiga, os cursos extensivos de língua sânscrita e as atividades regulares de meditação.
Ao lado da Profª. Rosana Rosch, gere o Ashram Urbano, como uma escola que se tornou referência no Brasil, para o ensino de yoga, em seus aspectos técnicos e conceituais, devido à abordagem pedagógica plural e democrática, com estímulo ao pensamento crítico e respeito à natureza dialógica da produção do conhecimento.
PARA INSCREVER-SE, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO.
Perguntas Frequentes
É necessário ser professor ou professora de yoga para participar do curso?
Não é necessário ser professor de yoga. Na verdade, não há nenhum pré-requisito.
As várias formas de Yoga nos ajudam a compreender a realidade humana e independe de formação prévia. Basta querer refletir sobre a própria existência.
Que tipo de yoga é ensinado no curso?
Vários tipos, os temas e obras ensinados procedem de várias correntes de pensamento.
O curso tem aulas práticas?
Respondendo de forma objetiva: não adotamos no curso a prática de posturas (āsanas). Mas, não podemos esquecer que todo o universo de estudo, meditação e recitação são considerados práticas de yoga. Portanto, nesse sentido, o curso tem muita prática.
O curso tem uma abordagem religiosa ou doutrinária?
Não. Procuramos deixar todos os alunos à vontade, com seus respectivos sistemas de crenças. Porém, lidamos com os saberes expostos nos textos que ensinamos com a intenção de eles contribuírem para a experiência pessoal dos alunos em seus intuitos de autoconhecimento. A abordagem principal do curso é proveniente do Śivaísmo da Caxemira, tradição de matriz indiana que se consolida entre o final do primeiro milênio e início do segundo da nossa era.