Hatha Yoga e a Arte de Ensinar
Assim como em todos os cursos que têm como objetivo preparar e formar novos profissionais, em um curso de formação de professores de Hatha Yoga é preciso levar em consideração a repercussão e qualidade do ensino ao qual o estudante foi exposto e garantir a seriedade e profissionalismo do futuro professor(a).
Para facilitar esse processo existem 2 conceitos importantes que servem como indicadores nos fornecendo informações sobre a qualidade do ensino e da aprendizagem do(a) estudante, o quanto e como ele aprende. São eles: a didática e a metodologia de ensino.
A didática é a arte de ensinar, a maneira como cada professor(a) transmite o conhecimento, sendo assim, podemos dizer que a didática não é única, é plural, pois cada professor(a), assim como o aluno(a) é único;
A metodologia do ensino são ferramentas utilizadas para colocar em prática essa arte, isto é, o caminho que percorre nesse processo.
Existem várias tendências de didáticas, desde as mais tradicionais, onde o professor é o centro e detentor de todo o conhecimento, até as mais libertárias que enfatiza o diálogo entre professor e aluno, promovendo um ensino de mão dupla, onde o aluno(a) tem espaço para pensar, participar ativamente e ser protagonista desse processo do fazer pedagógico.
Quando trazemos esses conceitos para os cursos que formam professores de Hatha Yoga, vem a reflexão sobre a importância de uma didática e metodologia abrangente, democrática, crítica, social, onde o ensino tem sentido, passa pelos sentidos e faz sentido, promovendo ao estudante autorreflexão, autonomia e alquimia desse conhecimento para que possa passá-lo adiante como professor leitor, professor escritor, professor pesquisador que também estimula seus alunos a pensarem e produzirem conhecimento.
Por Rosana Rosch
#yoga #hathayoga #yogaonline #ashramurbano #formação #professoresdeyoga #cursodeyogagestante #yogabrasil #yogaportugal #rosanaroschyoga #hatha