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Estudos de Śivaísmo

Módulo ``Conceitos``

à distância e ao vivo

Início: 28 de fevereiro de 2024.

Horário: quartas, das 10:00 às 11:30 (horário de Brasília).
(todas as aulas ficam gravadas na plataforma EAD).

Carga horária:  cerca de 54 horas, 1 semestre letivo.

Ministrado por: Prof. João Carlos Barbosa Gonçalves

Na inscrição os(as) participantes recebem o acesso
às aulas de meditação guiada (ao vivo) e a um conteúdo
de cerca de 4 horas de aulas sobre filosofias da Índia.

ALÉM DAS AULAS DE ŚIVAÍSMO,
O CURSO TRAZ AULAS DE MEDITAÇÃO GUIADA
E GRUPO DE ESTUDOS 

Grupo de Estudos, encontros de 1 hora, às terças, das 17:00 às 18:00 (Brasília).
Meditação Guiada, encontros de 50 min, às quintas, das 7:00 às 7:50 (Brasília).

(todas as aulas ficam gravadas na plataforma EAD)

Apresentação do Módulo CONCEITOS

Estudos de Śivaísmo – Conceitos

Este módulo estabelece os conceitos básicos para o entendimento do Śivaísmo não dualista da Caxemira a partir de 4 conceitos fundamentais: cosmologia (tattvas), vibração (spanda), métodos contemplativos (upāya) e reconhecimento de Si (pratyabhijñā). Esses 4 universos conceituais compõem o cenário de onde virá uma imagem ampla e complexa da síntese tântrica presente neste sistema.

Os Estudos de Śivaísmo e Práticas Filosóficas do Yoga são cursos livres que oferecem uma formação básica no pensamento filosófico da Índia Antiga, em que são estudadas as obras fundamentais, compostas originalmente em sânscrito, que contribuíram para o pensamento e para as práticas conhecidas como Yoga.

São recomendados a todos os interessados em yoga, filosofias antigas, práticas de autoconhecimento e místicas. Por tratar de fontes inéditas na língua portuguesa, com traduções feitas a partir do sânscrito pelos professores que ministram o curso, trata-se de uma excelente contribuição para todos os interessados, independentemente de sua formação prévia.

Para aqueles que já possuem alguma formação em yoga, trata-se de um excelente modo de ingressar nos conhecimentos de filosofia indiana antiga, com o acompanhamento e a orientação de professores que reconhecidamente tenham domínio da língua original em que essas obras antigas foram escritas.

Saiba sobre os encontros de Práticas Filosóficas do Yoga, clicando aqui.

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CALENDÁRIO DO CURSO 

de 28 de fevereiro a 26 de junho de 2024.
Feriados: 1º de maio (dia do trabalho).

MEDITAÇÃO GUIADA

As aulas de meditação ocorrem nas quintas-feiras, das 7:00 às 7:50 (Brasília).
(todas as aulas ficam gravadas na plataforma EAD)

CONTEÚDO

OBRAS QUE NOS GUIAM

1. Śiva Sūtra
2. Spanda Kārikā
3. Parātrīśikā
4. Vijñāna-bhairava
5. Mālinī-vijayottara
6. Netra-tantra

7. Pratyabhijñāhṛdaya
8. Lallā-vakyāni
9. Tantrāloka

PROGRAMA DO MÓDULO CONCEITOS

1. Tattvas – a busca pela unidade na multiplicidade.
2. Spanda – a força cognitiva e criativa da vibração.
3. Upāyas – descrição dos métodos contemplativos.
4. Pratyabhijñā – reconhecimento de Si como Consciência.

GRUPO DE ESTUDOS

Os encontros acontecem às terças, das 17:00 às 18:00 (Brasil).
Programa do 1º semestre de 2024: leitura da Doutrina da Vibração, de Mark Dyczkowski.

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VALOR

6 parcelas de R$ 390,00 (transferência, PIX ou boleto)
6 parcelas de 75 euros* (PayPal)

6% de desconto para pagamento à vista (R$ 2199,00 ou 415 euros)

A primeira parcela é paga em até 5 dias úteis após a inscrição
e as restantes, a partir do dia 10 do mês seguinte.
* os valores em euros podem sofrer mudanças,
de acordo com a variação cambial

João Carlos B. Gonçalves

João Carlos Barboa Gonçalves é doutor em linguística (FFLCH-USP), tradutor, professor de língua sânscrita e literatura filosófica da Índia Antiga.  É membro colaborador do Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde atualmente ministra curso de língua sânscrita.

Tem longa experiência no ensino de Língua Sânscrita, tendo atuado como docente no IEL (Instituto de Estudos Linguísticos da UNICAMP), entre 2003 e 2005, e na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), em 2014 e 2015.

Concluiu seu doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo em 2009. Sua tese tem como tema os Purāṇas e trata da formação dessas escrituras sagradas do hinduísmo. Em seu mestrado (2004), fez uma tradução poética do Gītagovinda, de Jayadeva, XII d.C., e tratou de seus conteúdos mitológico, erótico e estético (a tradução foi publicada como “Canto para Govinda”, Penguin-Companhia, 2023).

Foi aluno do saudoso professor Mário Ferreira, por quem foi orientado ao longo de seu mestrado e doutorado. Participou de retiros-seminários com a Profª Bettina Bäumer, com quem estudou as obras Parātrīśikāvivaraṇa, Netratantra e Vātūlanāthasūtra, na cidade de Varanasi. Nessa mesma cidade, participou de aulas com o Prof. Mark Dyczkowski, de quem traduziu o livro A Doutrina da Vibração para a língua portuguesa (edição independente do autor, 2023). Participou do célebre curso de sânscrito falado com o Prof. Sadananda Das, em Heidelberg (2014).

Introduziu o curso pioneiro de “Filosofia do Yoga” no Brasil em 2014, pelo qual já passaram centenas de alunos/as. Como pesquisador, especializou-se no Śivaísmo da Caxemira, termo plural que engloba algumas correntes do pensamento indiano antigo que vive nos dias de hoje como prática pessoal de adeptos na Índia e mundo afora. Neste campo, ensina as obras Śiva Sūtra, Spanda Kārikā, Pratyabhijnāhṛdaya,  entre outras, em traduções próprias para a língua portuguesa, a serem publicadas em breve. No contexto do yoga, ensina o Yoga Sūtra de Patañjali, sob o comentário de Vyāsa, a partir de tradução própria.

Em 2013, fundou o Instituto Paulista de Sânscrito (IPS) juntamente com o Prof. Adriano Aprigliano, docente da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, com quem o geriu até o ano de 2015. Em 2017, fundiu o IPS com o Ânima Yoga, da Profª. Rosana Rosch, dando origem ao Ashram Urbano, onde coordena os cursos de literatura filosófica da Índia Antiga, os cursos extensivos de língua sânscrita e as atividades regulares de meditação.

Ao lado da Profª. Rosana Rosch, gere o Ashram Urbano, como uma escola que se tornou referência no Brasil, para o ensino de yoga, em seus aspectos técnicos e conceituais, devido à abordagem pedagógica plural e democrática, com estímulo ao pensamento crítico e respeito à natureza dialógica da produção do conhecimento.

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