Curso online, gravado e apostilado
Neste curso, apresentamos sistematicamente a escrita devanāgarī, que é a escrita mais utilizada atualmente na edição de textos sânscritos.
Juntamente com o estudo da escrita, ensinamos a pronúncia, oferecendo aos participantes a possibilidade de assimilar de forma gradual a leitura e a recitação dos textos compostos nessa língua.
Trata-se de um curso inteiramente gravado, que pode ser assistido de acordo com a disponibilidade dos(as) participantes.
A escrita devanāgarī é ensinada gradualmente ao longo de 9 lições, com apostila elaborada pelo professor ministrante do curso.
Mesmo sendo um curso previamente gravado, é um curso acompanhado, sendo que os exercícios e as dúvidas podem ser enviados diretamente ao professor.
Sem pré-requisitos, curso voltado para iniciantes.
Esse curso é ideal para quem deseja conhecer a pronúncia elementar da língua Sânscrita, para uso de sua terminologia.
Alfabetização e pronúncia. É ideal também para quem deseja começar os estudos de língua sânscrita.
Carga Horária: 21 horas
Basta inscrever-se para ter acesso à plataforma EAD do Ashram Urbano e começar a ter acesso às aulas.
Valor
R$ 600,00 à vista, ou 3 parcelas de R$ 220,00
(transferência bancária, PIX ou boleto)
130 Euros à vista, ou 3 parcelas de 48 Euros
(Pagamento internacional – PayPal)
Prof. João Carlos Barbosa Gonçalves
Linguista (com doutorado na Universidade de São Paulo), tradutor, professor de língua sânscrita e filosofias da Índia. Introduziu o curso pioneiro de Filosofia do Yoga no Brasil em 2014, pelo qual já passaram centenas de alunos/as. Atua como divulgador do Śivaísmo da Caxemira, termo plural que engloba algumas correntes do pensamento indiano antigo que vive nos dias de hoje como prática pessoal de adeptos na Índia e mundo afora. Neste campo, traduziu a Doutrina da Vibração, de Mark Dyczkowski (a ser publicada ainda em 2022), além ensinar as obras Śiva Sūtra, Spanda Kārikā, Pratyabhijnāhṛdaya, entre outras, em traduções próprias para a língua portuguesa, a serem publicadas em breve.
No contexto do yoga, ensina o Yoga Sūtra de Patañjali, sob o comentário de Vyāsa, a partir de sua própria tradução, a ser publicada em breve. Tem longa experiência no ensino de Língua Sânscrita, tendo atuado como docente no IEL (Instituto de Estudos Linguísticos da UNICAMP), entre 2003 e 2005, e na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), em 2014 e 2015.
Além do trabalho acadêmico, atua como professor de língua sânscrita, filosofias da Índia, meditação e história do Yoga há mais de duas décadas em cursos livres para todo tipo de público.