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Programa de Meditação Filosófica

à distância e ao vivo

Meditação Filosófica
– aprender a meditar com autonomia
BREVE INTRODUÇÃO

As técnicas de meditação são tão diversas quanto a sua história. Ao longo dos séculos, as práticas de instrospecção adaptaram-se às várias doutrinas religiosas, místicas e filosóficas na Índia, na Ásia e muito além desse continente.

Na atualidade, a meditação afasta-se dos princípios filosóficos de autoconhecimento e autorreconhecimento, sob uma falsa sensação de neutralidade, sob o ingênuo propósito de tornar-se mais abrangente. Sem uma orientação filosófica, as técnicas são absorvidas pelos valores das sociedades atuais e tornam-se apenas mais um instrumento nas dinâmicas ultracompetitivas e imediatistas tão presentes em nossas vidas hoje em dia.

 

PARA QUE A MEDITAÇÃO NÃO SEJA MAIS UM INSTRUMENTO DE ILUSÃO

Para a meditação não tornar-se apenas mais uma ilusão que promete às pessoas que poderão ocupar os poucos lugares imensamente disputados em nossa sociedade, é necessário que venha acompanhada de seus mais antigos conceitos filosóficos e desejavelmente de uma visão crítica dos modelos de comportamento e organização de nossas atuais sociedades.

O gosto pelas coisas simples, o reconhecimento da própria presença, o senso de pertencimento à totalidade, o apreço pelas relações humanas, a valorização dos laços afetivos são apenas expressões esvaziadas de significados se não forem vividas de fato ao longo das mínimas ações em nosso cotidiano.

 

SOBRE O QUE MEDITAMOS?

A universalidade é a consciência que preenche todas essas expressões, isto é, reconhecer a universalidade presente em cada individualidade é o que nos faz compreender a noção de totalidade, de união e continuidade entre todos nós, humanos, e o mundo a que pertencemos.

Meditar filosoficamente é buscar objetivos sólidos naquilo que nos faz humanos e no princípio fundamental da vida que nos habita e habita nossa realidade: a consciência.

Somos seres dotados de consciência, por isso, aprendemos, acertamos, erramos, sentimos, intuímos, amamos, etc. A consciência é a natureza universal presente em nosso ser. Universal porque não pertence a um ou a outro indivíduo, nem sequer é exclusivamente humana. A consciência está presente em outras espécies da natureza. A consciência ultrapassa os indivíduos, existe antes de nós e existirá depois de nós.

 

SÍNTESE DESTE PROGRAMA

Contemplar a consciência como princípio universal é o ensinamento fundamental da meditação filosófica.

Neste curso teremos a oportunidade de vivenciar esses princípios de forma conceitual e de forma não conceitual.

 

MÉTODOS
Para a vivência conceitual, teremos acesso a textos provenientes do Tantra não dualista da Caxemira e para a vivência não conceitual faremos uma sequência de práticas guiadas para que todas as pessoas possam sentir-se confortáveis, em segurança e acolhidas.

 

DINÂMICA
A ingressar no programa, você recebe duas aulas por semana, uma com instruções filosóficas e outra com a prática guiada, ao longo de 12 semanas. Caso tenha dúvidas, poderá encaminhá-las diretamente ao professor do curso.

 

TODAS AS PESSOAS SÃO BEM VINDAS, INICIANTES  E QUEM JÁ TEM EXPERIÊNCIA
CURSO SEM PRÉ-REQUISITOS

VALOR: 3 parcelas de R$ 130,00 ou R$ 330,00 à vista (PIX)
para pagamentos internacionais (PayPal) acrescentar 7,4% ao valor

João Carlos B. Gonçalves

João Carlos Barbosa Gonçalves é doutor em linguística (FFLCH-USP), tradutor, professor de língua sânscrita e literatura filosófica da Índia Antiga.  É membro colaborador do Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde atualmente ministra curso de língua sânscrita.

Tem longa experiência no ensino de Língua Sânscrita, tendo atuado como docente no IEL (Instituto de Estudos Linguísticos da UNICAMP), entre 2003 e 2005, e na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), em 2014 e 2015.

Concluiu seu doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo em 2009. Sua tese tem como tema os Purāṇas e trata da formação dessas escrituras sagradas do hinduísmo. Em seu mestrado (2004), fez uma tradução poética do Gītagovinda, de Jayadeva, XII d.C., e tratou de seus conteúdos mitológico, erótico e estético (a tradução foi publicada como “Canto para Govinda”, Penguin-Companhia, 2023).

Foi aluno do saudoso professor Mário Ferreira, por quem foi orientado ao longo de seu mestrado e doutorado. Participou de retiros-seminários com a Profª Bettina Bäumer, com quem estudou as obras Parātrīśikāvivaraṇa, Netratantra e Vātūlanāthasūtra, na cidade de Varanasi. Nessa mesma cidade, participou de aulas com o Prof. Mark Dyczkowski, de quem traduziu o livro A Doutrina da Vibração para a língua portuguesa (edição independente do autor, 2023). Participou do célebre curso de sânscrito falado com o Prof. Sadananda Das, em Heidelberg (2014).

Introduziu o curso pioneiro de “Filosofia do Yoga” no Brasil em 2014, pelo qual já passaram centenas de alunos/as. Como pesquisador, especializou-se no Śivaísmo da Caxemira, termo plural que engloba algumas correntes do pensamento indiano antigo que vive nos dias de hoje como prática pessoal de adeptos na Índia e mundo afora. Neste campo, ensina as obras Śiva Sūtra, Spanda Kārikā, Pratyabhijnāhṛdaya,  entre outras, em traduções próprias para a língua portuguesa, a serem publicadas em breve. No contexto do yoga, ensina o Yoga Sūtra de Patañjali, sob o comentário de Vyāsa, a partir de tradução própria.

Em 2013, fundou o Instituto Paulista de Sânscrito (IPS) juntamente com o Prof. Adriano Aprigliano, docente da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, com quem o geriu até o ano de 2015. Em 2017, fundiu o IPS com o Ânima Yoga, da Profª. Rosana Rosch, dando origem ao Ashram Urbano, onde coordena os cursos de literatura filosófica da Índia Antiga, os cursos extensivos de língua sânscrita e as atividades regulares de meditação.

Ao lado da Profª. Rosana Rosch, gere o Ashram Urbano, como uma escola que se tornou referência no Brasil, para o ensino de yoga, em seus aspectos técnicos e conceituais, devido à abordagem pedagógica plural e democrática, com estímulo ao pensamento crítico e respeito à natureza dialógica da produção do conhecimento.

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