a

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer. Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis.

a

Latest News

    No posts were found.

2023-03-23-150524-everglow

João Carlos Barbosa Gonçalves

Coordenador e Professor

João Carlos Barboa Gonçalves é doutor em linguística (FFLCH- Universidade de São Paulo), membro colaborador do Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra, tradutor, professor de língua sânscrita e literatura filosófica da Índia Antiga.

Tem longa experiência no ensino de Língua Sânscrita, tendo atuado como docente no IEL (Instituto de Estudos Linguísticos da UNICAMP), entre 2003 e 2005, e na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), em 2014 e 2015.

Concluiu seu doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo em 2009. Sua tese tem como tema os Purāṇas e trata da formação dessas escrituras sagradas do hinduísmo. Em seu mestrado (2004), fez uma tradução poética do Gītagovinda, de Jayadeva, XII d.C., e tratou de seus conteúdos mitológico, erótico e estético (a tradução foi publicada como “Canto para Govinda”, Penguin-Companhia, 2023).

Foi aluno do saudoso professor Mário Ferreira, por quem foi orientado ao longo de seu mestrado e doutorado. Participou de retiros-seminários com a Profª Bettina Bäumer, com quem estudou as obras Parātrīśikāvivaraṇa, Netratantra e Vātūlanāthasūtra, na cidade de Varanasi. Nessa mesma cidade, participou de aulas com o Prof. Mark Dyczkowski, de quem traduziu o livro A Doutrina da Vibração para a língua portuguesa (edição independente do autor, 2023). Participou do célebre curso de sânscrito falado com o Prof. Sadananda Das, em Heidelberg (2014).

Introduziu o curso pioneiro de “Filosofia do Yoga” no Brasil em 2014, pelo qual já passaram centenas de alunos/as. Como pesquisador, especializou-se no Śivaísmo da Caxemira, termo plural que engloba algumas correntes do pensamento indiano antigo que vive nos dias de hoje como prática pessoal de adeptos na Índia e mundo afora. Neste campo, ensina as obras Śiva Sūtra, Spanda Kārikā, Pratyabhijnāhṛdaya,  entre outras, em traduções próprias para a língua portuguesa, a serem publicadas em breve. No contexto do yoga, ensina o Yoga Sūtra de Patañjali, sob o comentário de Vyāsa, a partir de tradução própria.

Em 2013, fundou o Instituto Paulista de Sânscrito (IPS) juntamente com o Prof. Adriano Aprigliano, docente da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, com quem o geriu até o ano de 2015. Em 2017, fundiu o IPS com o Ânima Yoga, da Profª. Rosana Rosch, dando origem ao Ashram Urbano, onde coordena os cursos de literatura filosófica da Índia Antiga, os cursos extensivos de língua sânscrita e as atividades regulares de meditação.

Ao lado da Profª. Rosana Rosch, gere o Ashram Urbano, como uma escola que se tornou referência no Brasil, para o ensino de yoga, em seus aspectos técnicos e conceituais, devido à abordagem pedagógica plural e democrática, com estímulo ao pensamento crítico e respeito à natureza dialógica da produção do conhecimento.